Projeto Escrevivendo com interface para blogagem Oficinas de escrita e leitura para o cotidiano
Com a proposta de incentivar jovens e adultos a produzir textos e a refletir sobre sua maneira de escrever, a oficina pretende desmistificar o ato da escrita, transformando-o num processo centrado no sujeito, na forma textual por ele adotada; pensar no papel do leitor e no encadeamento das idéias. O objetivo do Projeto Escrevivendo é, além de desmitificar o ato de escrever, tornar os autores/leitores críticos de seus próprios textos.
Partindo das redações produzidas e compartilhadas e de reflexões sobre a linguagem e a literatura, o aprendizado torna-se efetivo, uma vez que busca a comunicação em situações práticas. Como resultado, o escrevivente e seu processo de desenvolvimento são os verdadeiros centros de atenção do educador, e não o texto apenas.
Os conteúdos básicos são apresentados aos participantes em progressão de dificuldade e readaptados às suas necessidades, sempre vinculados a noções sobre um gênero literário ou tipo do discurso, lembrando que estes não são puros e podem conviver num mesmo texto. As leituras de textos traduzidos do grego, do latim, da bíblia; da literatura clássica universal e também da moderna, além de mitos etiológicos e cosmogônicos, motivam as conferências de temas, e podem se misturar em módulos sobre memórias, intertextualidade, contos e crônicas, cartas, textos argumentativos ou descrições.
Interface para blogagemAmpliando a proposta do Projeto Escrevivendo, de forma a ensinar ao aluno a criação e o uso de novas tecnologias de informação e comunicação, pretende-se renovar paradigmas informacionais para que possam informar e informarem-se, tirando melhor proveito do ciberespaço no contexto da cibercultura. A conjunção de mediação cultural dialógica do professor e da mediatização permitida pelo computador/blog pode ser relevante para a formação de protagonistas culturais, estimulando inteligências múltiplas e distintos saberes. Sobretudo, o novo suporte, em nosso contexto, promove a leitura e a escrita.
A Organização Social de Cultura Poiesis pretende, e tem envidado esforços projetivos e práticos para isto, que o Projeto Escrevivendo com interface para blogagem cresça e se desenvolva , sistematicamente, em regiões cada vez mais distantes do centro, e em outras cidades dentro do estado de São Paulo, carentes de atividades culturais desta importância.
A crescente demanda, por parte de cidadãos pertencentes ou não ao sistema educacional formal, por cursos, palestras, workshops e oficinas culturais, nos quais buscam informação e conhecimento - um tipo de formação continuada -, demonstra que há público bastante heterogêneo interessado neste tipo de oficina. Pré-vestibulandos, estudantes universitários, professores e educadores, psicólogos, advogados, jornalistas, funcionários públicos e muitos aposentados na terceira idade, entre outros.
"Contextualizar as escolhas dos temas e textos trabalhados, indo muito além da troca de informações e conteúdos pré-estabelecidos é nosso maior desafio. Prevemos como começar a oficina, mediar diferentes pensamentos e opiniões, teorias; lançar questões, provocar reflexões. Porém, não prevemos como ela irá acabar: a proposta é uma construção coletiva do saber." Karen Kipnis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Seu comentárioé uma meditação no melhor sentido. Acho que você foi feliz na escolha do tema.
Tudo de bom sempre.
Beijos e unidade!!!
Postar um comentário